IFC patrocina treinamento em gestão de riscos financeiros à AMB

Os membros da Associação Moçambicana de Bancos (AMB) participaram, entre os dias 1 e 2 de Março, em Maputo, de sessão de formação sobre gestão de riscos financeiros, ministrada pela Corporação Financeira Internacional (IFC).

A cerimónia de abertura foi co-dirigida pelo vicepresidente da AMB, Dr. Luis Aguiar e pela representante da IFC em Moçambique, Doutora Katia Daude, tendo participado setenta e seis técnicos pertencentes a vinte bancos associados.

Durante a sua intervenção, o vice-presidente da AMB, Luis Aguiar, referiu que a selecção da “gestão de riscos financeiros” como tema inaugural desse ciclo de formações deve-se ao facto de o tema constituir uma preocupação actual do sector e de se constatar ser necessário aumentar a segurança operativa no sector bancário.

Aguiar recordou ainda que a iniciativa resulta do memorando assinado pelas duas instituições, a 29 de Setembro de 2022, na qual cabe ao IFC o fornecimento de serviços e treinamento, aos associados da AMB, tendo por base recomendações das áreas de gestão de formação dos bancos.

A Representante da IFC na sua intervenção referiu que a sua instituição estabeleceu um programa global de formações, sem custos para os participantes, com vista apoiar a resiliência da banca comercial numa conjuntura adversa. Estas sessões de formação iniciaram a 1 de Março de 2023 e terão a duração de um ano.

Outros Posts