AMB participa do Fórum da Banca em Moçambique

A Associação Moçambicana de Banco (AMB) participou, no dia 18 de Abril, na cidade de Maputo, da primeira edição do Fórum da Banca em Moçambique, organizado pela Media4Development (M4D), em parceria com a PwC Moçambique.

O evento decorreu sob o lema “A banca e os desafios do ESG (ambiental, social e governança) e da transição digital em Moçambique”. O vice-presidente da AMB, Dr. Luís Aguiar interveio com notas de abertura tendo feito uma apresentação do panorama actual do sector bancário e as iniciativas da AMB no fortalecimento do sistema financeiro no país.

A primeira edição do Fórum da Banca em Moçambique, foi dirigida pelo Director Executivo (CEO) da M4D, Pedro Cativelos e contou com a presença do representante da PwC Moçambique, João Veiga e vários representantes de instituições do sector financeiro.

Durante o evento, alguns CEOs e Presidentes de Conselhos de Administração (PCA) dos bancos associados à AMB compuseram os painéis de debate sobre as melhores práticas e estratégias face aos novos paradigmas de desenvolvimento sustentável e digitalização na indústria financeira em Moçambique, com impacto na economia nacional.

O primeiro painel de debateu a Inclusão Financeira e transição digital em Moçambique, e estiveram no painel, Bernardo Aparício, o CEO do Standard Bank, Francisco Costa, CEO do Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e João Martins, CEO do Millennium Bim.

A segunda “mesa redonda” foi sobre transição digital e os novos desafios da ciber-segurança e inteligência artificial e juntou Manuel Soares, CEO do Moza Banco, Manuel Gameiro, PCA do Nedbank Moçambique e Pete Blenkinsop, CEO do FNB Moçambique.

Com um forte contributo dos bancos associados à AMB, a primeira edição do Fórum da Banca em Moçambique, demostrou ser uma oportunidade de colocar à mesa de debate, os assuntos de interesse do sector bancário, bem como a partilha de possíveis caminhos para um desenvolvimento sustentável do sector e da economia de Moçambique.

Outros Posts