Governo aprova o Regulamento do Fundo Soberano

Reunida na sétima sessão ordinária no dia 12 de Março corrente, o Governo aprovou o Decreto que aprova o Regulamento da Lei n.º 1/2024, de 9 de Janeiro, que cria o Fundo Soberano de Moçambique (FSM).

De acordo com o executivo, FSM a entrar em vigor em Abril do ano em curso, vai assegurar que as receitas provenientes da exploração do petróleo e  gás sejam utilizadas de maneira sustentável para impulsionar o desenvolvimento económico a longo prazo. Na sua estrutura de governação pretende-se que o fundo faça um aproveitamento integral das instituições existentes no país, guiando-se pelos princípios de boa governação, transparência, responsabilização, independência e inclusão, em linha com as melhores práticas internacionais, conforme declarado nos princípios e práticas geralmente aceites.

O Regulamento estabelece os procedimentos para a implementação e operacionalização do FSM, aplicando-se a todas as operações relacionadas com as receitas, bem como sobre as matérias relativas à gestão dos activos, directrizes de investimento, governação e prestação de contas do mesmo.

Outros Posts

AMB recebe delegação do BAD

Associação Moçambicana de Bancos (AMB) recebeu, no dia 13 de Março corrente, uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que se encontrava em visita oficial a Moçambique. A

Ler mais