Banco de Moçambique acolhe celebração do 10.º aniversário da SADC-RTGS

O Banco de Moçambique (BM) foi o anfitrião, no dia 15 de Novembro de 2023, em Maputo, das cerimónias centrais da celebração do 10.º aniversário do Sistema de Liquidação Bruta em Tempo Real da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC-RTGS), anteriormente conhecido como SIRESS.
O evento foi organizado pelo BM em parceria com o Secretariado da SADC e a Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), com o objectivo de proporcionar uma plataforma para reflectir sobre as conquistas passadas do sistema, e traçar estratégias para a próxima década.
Este marco representa uma década de serviço excepcional no avanço da integração financeira nas nações da África Austral, reflectindo não apenas a robustez do sistema, mas também o seu papel central na construção do tecido económico da região.
Este evento é um tributo ao esforço colectivo e à visão de 15 países participantes e 90 instituições financeiras, incluindo bancos centrais, na definição de um futuro financeiro unificado para a região.
Nos últimos dez anos, o SADC-RTGS evoluiu para além de um mero processador de transações e emergiu como um pilar fundamental no estímulo ao crescimento económico e no combate à pobreza.
Só em Outubro de 2023, o sistema liquidou 45.856 transações, totalizando um valor de 210,08 mil milhões de Randes, o equivalente a cerca de 850.2 mil milhões de Meticais. Desde a sua criação, o sistema processou 3.208.459 transações, avaliadas cumulativamente em 12,63 trilhões de Randes, aproximadamente a 671,95 bilhões de Dólares.
Esses números não são apenas realizações estatísticas, são reflexos tangíveis dos sonhos e ambições de milhões de pessoas na região da SADC, concretizados através de uma maior conectividade económica e de compromissos financeiros transfronteiriços simplificados.

Outros Posts

AMB recebe delegação do BAD

Associação Moçambicana de Bancos (AMB) recebeu, no dia 13 de Março corrente, uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que se encontrava em visita oficial a Moçambique. A

Ler mais