AMB e INTIC reforçam cooperação para maior segurança na oferta de serviços eletrónicos e plataformas digitais

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) assinaram, no dia 08 de Dezembro, em Maputo, um memorando de entendimento que visa a elaboração de um regulamento para a Computação em Nuvem em Moçambique, no âmbito da implementação da Lei das Transacções Electrónicas no país.

O acordo foi rubricado pelo Presidente da AMB, Teotónio Comiche, pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INTIC, Lourino Tchemane, pelo vogal do Conselho de Direção da AMB, Sérgio Martins, e pelo administrador executivo do INTIC, Luís Canhemba.

Com este acordo, as duas instituições deverão colaborar na criação de políticas regulamentares para o desenvolvimento, contratação, hospedagem e operação de serviços de computação em nuvem no País. Esses serviços incluem servidores de armazenamento, bases de dados, análise e inteligência, com recurso à rede de internet no fornecimento de soluções mais eficientes, recursos flexíveis e economia de escala.

A assinatura desse memorando aconteceu na esteira da realização da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023 (FGIMz2023), em paralelo com o 1° Sub-Fórum da Juventude em Governação da Internet, em Moçambique. A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, e contou com a presença da Secretária Permanente da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Ivete Ângela, técnicos do INTIC, representantes de instituições financeiras, do sector de tecnologias, entre outros stakeholders.

Outros Posts

AMB recebe delegação do BAD

Associação Moçambicana de Bancos (AMB) recebeu, no dia 13 de Março corrente, uma delegação do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) que se encontrava em visita oficial a Moçambique. A

Ler mais