AMB participa da elaboração do Inquérito FinScope das MPMEs

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) participou, no dia 12 de Abril de 2024, na Cidade de Maputo, da plenária de recolha de inputs para o desenvolvimento do Inquérito FinScope das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) na sua segunda edição.

O inquérito FinScope das MPME’s é uma iniciativa do Financial Sector Deeping Moçambique (FSDMoç) em parceira com o Ministério da Economia e Finanças (MEF), no âmbito do Projecto de Inclusão e Estabilidade Financeira (FISP).

Foi concebido para apoiar a compreensão do ponto de situação das MPMEs e definição de políticas, regulamentos e intervenções para alargar o alcance dos serviços financeiros, bem como a gestão das suas necessidades, expansão do negócio e sua contribuição para o desenvolvimento económico.

A plenária de recolha de subsídios, de que a AMB fez parte, enquadra-se nos trabalhos preparatórios da segunda edição do FinScope das MPME’s, que incluem a audição de diversos actores relevantes para colher sensibilidades e contribuições para que o processo seja mais inclusivo e eficiente.

Essas sessões têm por objectivo, avaliar a dimensão e o âmbito das MPMEs formais e informais em Moçambique, os níveis de acesso a produtos e serviços financeiros formais e informais e identificar os constrangimentos mais vinculativos ao desenvolvimento e crescimento das MPMEs, incluindo a desagregação de género, com necessidades específicas de desenvolvimento.

A primeira edição do inquérito FinScope das MPME’s foi realizada em 2012, sendo que a presente edição também visa fazer um acompanhamento dos progressos registados desde o último inquérito, incluindo a avaliação comparativa com pares regionais, propor recomendações relativas à assistência financeira às MPMEs e às políticas financeiras.

A nível da região, foram beneficiários do mesmo tipo de estudo, o Zimbabwe em 2022, a África do Sul em 2020, o Malawi em 2019, Eswatini em 2017 e o Lesoto em 2016.

Esta segunda edição é financiada pelo Banco Mundial, com o apoio da União Europeia.

Outros Posts