AMB e INTIC reforçam cooperação para maior segurança na oferta de serviços eletrónicos e plataformas digitais

A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) e o Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) assinaram, no dia 08 de Dezembro, em Maputo, um memorando de entendimento que visa a elaboração de um regulamento para a Computação em Nuvem em Moçambique, no âmbito da implementação da Lei das Transacções Electrónicas no país.

O acordo foi rubricado pelo Presidente da AMB, Teotónio Comiche, pelo Presidente do Conselho de Administração (PCA) do INTIC, Lourino Tchemane, pelo vogal do Conselho de Direção da AMB, Sérgio Martins, e pelo administrador executivo do INTIC, Luís Canhemba.

Com este acordo, as duas instituições deverão colaborar na criação de políticas regulamentares para o desenvolvimento, contratação, hospedagem e operação de serviços de computação em nuvem no País. Esses serviços incluem servidores de armazenamento, bases de dados, análise e inteligência, com recurso à rede de internet no fornecimento de soluções mais eficientes, recursos flexíveis e economia de escala.

A assinatura desse memorando aconteceu na esteira da realização da 3ª Edição do Fórum Nacional de Governação da Internet 2023 (FGIMz2023), em paralelo com o 1° Sub-Fórum da Juventude em Governação da Internet, em Moçambique. A cerimónia de abertura foi dirigida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Prof. Doutor Daniel Nivagara, e contou com a presença da Secretária Permanente da Secretaria do Estado da Juventude e Emprego (SEJE), Ivete Ângela, técnicos do INTIC, representantes de instituições financeiras, do sector de tecnologias, entre outros stakeholders.

Outros Posts