COM FOCO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR BANCÁRIO

Novos Órgãos Sociais da AMB tomam posse

Determinados a prosseguir com os trabalhos para o robustecimento do Sector Bancário e do Sistema Financeiro Moçambicano, tomaram posse no dia 12 de Abril corrente, na Cidade de Maputo, os novos membros dos órgãos sociais da Associação Moçambicana de Bancos (AMB) para o triénio 2023 – 2025.

Trata-se do Conselho de Direcção presidido pelo Banco Internacional de Moçambique (BIM) tendo como vice-presidente o Banco Comercial de Investimentos (BCI) e integra ainda o Standard Bank, ABSA, Nedbank e Moza Banco. A mesa da Assembleia Geral é presidida pelo FNB coadjuvado pelo Bayport e pelo Banco Letshego como primeiro e segundo secretário, respetivamente. O Conselho Fiscal (CF) é presidido pelo Access Bank, tendo como vogais, o banco Societé Generalé e First Capital Bank.

Na ocasião, o Presidente da Direcção da AMB, Dr. Teotónio Comiche reiterou o compromisso de trabalhar com integridade, transparência e dedicação, promovendo a cooperação entre todos os bancos associados, incentivando a troca de conhecimentos e experiências e representando os interesses do sector financeiro perante as autoridades e outras partes interessadas. Perante vários factores que desafiam o sector bancário, o Presidente da Direcção da AMB prometeu fazer diferença na promoção deste sector para que seja um catalisador para o progresso económico e social de Moçambique.

Por seu turno, o vice-presidente da Direcção Dr. Luís Aguiar enfatizou que o sucesso da AMB passar pelo maior envolvimento e dinamismos dos Grupos de Trabalho das várias áreas e apelou o envolvimento de todos os bancos associados nos trabalhos, independemente, da dimensão de cada um. Sublinhou também a importância de formação contínua que a AMB tem promovido para que a banca esteja sempre a altura dos desafios da conjuntura nacional e internacional.

Para Dr. João Guirengane, um dos vogais da Direcção da AMB manifestou o seu encorajamento por fazer parte deste órgão e o compromisso dos bancos em desenvolver a AMB, o sector bancário e todo o Sistema Financeiro Moçambicano. “É dever de cada um dos bancos membros contribuir para a AMB na interação com o Banco de Moçambique, enquanto entidade reguladora, e na relação com os clientes”, disse Dr. Guirengane,.

De recordar que os Órgãos Sociais para o triénio 2023-2025 foram eleitos na Assembleia Geral Ordinária que teve lugar no dia 28 de Fevereiro a qual também aprovou o Relatório Anual da Direcção referente ao exercício de 2022 e o Plano e Orçamento de 2023.

Posse Orgaos Sociais
Conselho Fiscal
Posse Orgaos Sociais
Direcção
Posse Orgaos Sociais
Conselho Deontológico
Posse Orgaos Sociais
Órgãos Sociais
Posse Orgaos Sociais
Secretariado