Os Bancos Comerciais associados à AMB estão a trilhar um percurso inovador e modernizador das suas soluções de pagamentos. Este passo significativo envolve a introdução de tecnologia contactless em cartões bancários e nos terminais de pagamento (POS), assim como a renovação das máquinas de ATM e, para alguns dos Bancos que integram a Associação Moçambicana de Bancos, a inclusão de novas funcionalidades na conta móvel e no canal mobile.
No âmbito desta transformação, os bancos associados estão a emitir proactivamente cartões com tecnologia contactless, que se destinam a serem entregues aos seus clientes. Nesta óptica, incentivamos os clientes a estarem atentos às comunicações efectuadas pelos seus bancos, de modo a recolherem os seus cartões nas respectivas agências. Esta iniciativa, envolve um volume muito considerável de cartões e está a ser realizada em todo o país, sem qualquer custo adicional para os clientes.
A modernização do conjunto de ATMs por parte dos Bancos Associados no país tem sido um processo progressivo e dinâmico. Durante este processo, temporariamente, poderão ser observadas algumas limitações nos serviços disponíveis nestes canais. No entanto as operações mais comuns já estão disponíveis e outros serviços serão reintroduzidos gradualmente.
Os terminais POS estão igualmente a ser actualizados com a aceitação de pagamentos contactless para cartões nacionais e/ou estrangeiros. Este processo está a ser orientado de forma a garantir que não ocorram alterações ao nível de custos para os clientes, incluindo os comerciantes que utilizam estes terminais.
O serviço de conta móvel será em breve actualizado com a introdução de novas funcionalidades, procurando tornar o serviço mais universal e inclusivo. Os detalhes desta actualização serão oportunamente comunicados pelos bancos parceiros aos usuários destes serviços.
Cientes que se colocam um conjunto de questões relacionadas com este processo, anexamos uma lista de perguntas frequentes que procura responder globalmente a estas questões, embora possam surgir outras específicas relativas a cada instituição pelo que, nestes casos, convidamos, os bancos a incentivarem o contacto directo com os seus Clientes.
Todos Associados estão empenhados nesta dinâmica de inovação, demonstrando um compromisso total com a estabilidade, modernização, segurança e coveniencia das suas soluções de pagamentos.