43 anos da moeda nacional

Foi comemorado, a 16 de Junho de 2023, o 43.º aniversário do Metical, a moeda nacional. Serve como meio de troca de bens e serviços no território nacional. Foi criado a 16 de Junho de 1980, 5 anos após a independência nacional em substituição do escudo português.

A primeira família do Metical foi utilizada até o ano de 2006, depois de atingir uma hiper-inflacção grave que lhe levou a ser considerada a moeda mais desvalorizada do mundo até Agosto de 2005. No dia 1 de Julho de 2006, o governo de Moçambique redenominou o Metical com a introdução de novas moedas, o “Metical da Nova Família” como popularmente ficou conhecido.
Com essa nova realidade da moeda nacional o código ISO 4217 – padrão internacional que define códigos de três letras para as moedas correntes estabelecido pela Organização Internacional de Normalização (OIN) foi alterado
de MZM para MZN. O símbolo oficial também foi substituído de MT para MTn, porém o seu uso não chegou a se popularizar.
A taxa de conversão do antigo Metical para o actual é de 1.000 unidades o que implicou que, por decisão do Governo, a partir de Janeiro de 2006, se iniciasse a dupla indicação de preços dos bens e serviços, isto é, no valor da antiga e no da nova família.
Esse exercício visava familiarizar os agentes económicos e o público em geral sobre os preços de bens e serviços na nova família do Metical até à sua entrada em vigor a 1 de Julho.
Mesmo assim, as notas e modas da primeira linha de meticais foram aceites pelo Banco de Moçambique por um período de seis anos, neste caso até 31 de dezembro de 2012.

Outros Posts