O presidente da República, Filipe Nyusi, disse que Moçambique deve atrair investimentos árabes para sectores económicos de elevado potencial, estabelecer parcerias estratégicas de negócios nos sectores de agronegócio, indústria, infra-estruturas, turismo, energia e explorar as oportunidades de exportação de produtos para aquele mercado asiático.
O Chefe de Estado falava na manhã de quarta-feira, dia 24 de Julho de 2024 durante a abertura do Fórum Árabe de Promoção de Investimentos em Moçambique que decorreu por dois dias, na cidade de Maputo e a Associação Moçambicana de Bancos (AMB) fez parte sob representação do Secretário-geral, Dr. Elísio Langa.
Para o segundo dia do evento, Elísio Langa, Secretário Geral da AMB moderou o debate sobre a Evolução e Tendências do Sector Financeiro em Moçambique, onde o painel, vai discutiu o papel das instituições financeiras na satisfação das exigências do sector empresarial, analisar as tendências emergente e oportunidades de acesso ao financiamento para as empresas e as reformas actuais, com destaque para a supervisão, pelo Banco Central, baseada no risco.
O fórum foi organizado pelo Ministério da Indústria e Comércio (MIC), através da Agência para a Promoção de Investimentos e Exportações (APIEX) com o objectivo de captar investimento e facilitar parcerias entre empresários nacionais e de países árabes, com vista a estimular novos investimentos em Moçambique, possibilitando o desenvolvimento social e económico, com efeito na geração do emprego.