A Associação Moçambicana de Bancos (AMB) marcou presença, no passado dia 14 de Setembro, na Conferência do Sector Bancário, Serviços Financeiros e Seguros – BFSI, que teve lugar na cidade de Maputo. Durante o evento, que se prolongou por dois dias, abordaram-se diversos temas centrados na Transformação Digital para um Sistema Financeiro Inclusivo, Sustentável e no Desenvolvimento da Indústria.
A AMB foi representada pelo Dr. Jorge Octávio, a quem coube a responsabilidade de moderar o painel de debate intitulado “Potencial do Mercado de Serviços Financeiros Móveis e o Open Banking como Oportunidades para Novos e Melhores Negócios”. Neste painel, participaram também Tuaha Mote, PCA do Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM), Amorim Ambasse, da Autoridade Tributária de Moçambique (AT) e Marla Mandlate da firma Sal & Caldeira Advogados.
No decorrer do painel, discutiram-se os riscos de segurança de dados e informação, inerentes à crescente adopção de meios financeiros digitais. Segundo dados globais, a África Subsaariana destacou-se como líder mundial no uso de pagamentos móveis em 2021. Como resposta aos desafios, a implementação de um quadro legal mais robusto surge como uma solução promissora para enfrentar os desafios impostos pela evolução tecnológica do sector bancário.
A presença da AMB na Conferência do Sector Bancário, Serviços Financeiros e Seguros – BFSI, possibilitou uma discussão aprofundada sobre temas de relevância para os seus associados e para o sector bancário em geral, concretizando assim os objectivos a que se comprometeu desde a sua fundação.